Logon
O que você está procurando?

Você está satisfeito com os dados disponíveis para tomar decisões?

É só coletar mais dados e tomar uma decisão. Certo?

​Em uma época de abundância de dados, este título parece ter uma solução óbvia: é só coletar mais dados e tomar uma decisão. Certo?

Bom, como você pode imaginar, essa questão é um pouco mais complexa. Começando um parêntese, você sabe como é difícil fazer uma dieta para perder peso?

Por uma questão evolutiva, devido a humanidade por várias vezes ser quase extinta por falta de alimentos, sobreviveram os seres humanos que consumiam alimentos mais calóricos e tinham menos perda de peso. Ou seja, fomos geneticamente selecionados para ter menos chances de emagrecer...

Nosso cérebro interpreta como algo bom consumir alimentos calóricos e ativa os circuitos de recompensa, de forma similar ao consumo de drogas viciantes, segundo estudo da Universidade Erlanger-Nuremberga, na Alemanha.

No passado, quando faltavam alimentos, era algo fundamental para sobreviver. Hoje, com a abundância de comidas hipercalóricas, associada a pouca atividade física, não é de se espantar que existam meio bilhão de pessoas obesas no mundo, das quais 2,8 milhões morram todos os anos por doenças causadas pelo sobrepeso.

Voltando a falar sobre negócios, em um passado bem mais recente, era difícil conseguir dados para analisar. Os poucos dados que conseguíamos eram "espremidos" ao máximo, submetidos a diversas técnicas de análise, para apoiar uma tomada de decisão.

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, e agora temos uma abundância de dados à disposição. Com o advento da Internet, Business Intelligence, Big Data, Data Visualization e outros, conseguimos coletar o máximo de dados, aplicar todas as análises possíveis e apresentar um mar de informações para os executivos tomarem uma decisão.

Segundo estudo da KPMG, isso já é uma realidade, pois 70% dos altos executivos informaram que utilizam ferramentas de Análise de Dados para entender suas operações empresariais. Mas nem tudo são flores. Somente um terço está muito confiante em relação aos insights obtidos.


Mas afinal, o que está acontecendo?


Uma hipótese levantada pelo estudo é que essa falta de confiança esteja relacionada à baixa participação da diretoria nas estratégias de Análise de Dados, bem como a falta de compreensão das técnicas utilizadas.

Novamente, o ser humano pecando pelo excesso, acreditando que mais é melhor. Acreditando que quanto mais informações forem disponibilizadas, melhor será a decisão.

O ideal é envolver a diretoria para entender os raciocínios que ela utiliza no processo de decisão. Isso permitirá identificar as informações necessárias, sem excessos, bem como a forma como os dados devem ser medidos e interpretados. Isso é fundamental para tomadas de decisão melhores e mais rápidas.

A Mult-Connect presta consultoria em Inteligência de Negócios e possui ferramentas para disponibilizar esses dados em dashboards objetivos. Podemos te ajudar desde o levantamento das suas necessidades até a implementação de um hub de inteligência.

Fale com a gente!​



João Watabe​ é Data Scientist na Mult-Connect​​




Feito com muito pela Mult-Connect

Onde Estamos

Rua Teodoro Sampaio, 1765 - 8º andar

Pinheiros - São Paulo - SP - Cep: 05405-150

®2017 Mult-connect
Todos os Direitos Reservados