Logon
O que você está procurando?

As novas intranets

​As intranets como conhecemos vão acabar!

Num mundo on​de tudo se questiona (ainda bem!), a vez das intranets está chegando, e acho que elas não vão resistir. Pelo menos, como elas são hoje.

Já trabalhei em muitos projetos de intranets. A maior dificuldade é que uma intranet deve dar resposta a três grupos de necessidades:

  • As necessidades do negócio;
  • As necessidades das pessoas;
  • E as necessidades das áreas proprietárias(comunicação/RH). 

Uma intranet de sucesso 
atende sempre às três

Desde sempre, defendemos a ideia que o maior motor de uma intranet não é o conteúdo, mas os serviços que ali estão. E essa é uma verdade maior a cada dia, afinal os usuários estão sendo continuamente bombardeados por informações vindas de inúmeras fontes, e a intranet é só mais uma.

Então, devemos considerar que o conteúdo em forma de notícias, como vemos nas intranets, não faz mais sentido. Ele vai ser substituído por discussões, arquivos e vídeos gerados pelos próprios usuários, inclusive (não mais exclusivamente) pela área proprietária (outro conceito que vai acabar).

As intranets modernas vão se tornar um grande hub, onde se encontra ali o acesso às informações e serviços corporativos, mas que estão sendo gerados em outras ferramentas. Assim, em última análise, a Intranet vai ter muito pouca coisa "dentro" de si, mas muitas áreas com conteúdo de outros locais.

Para os usuários, parafraseando uma propaganda conhecida, a conversa seria:
- Onde eu encontro o último relatório financeiro?
- Lá na Intranet - responderia o colega.

Ou ainda:
- Onde está a votação sobre o nome do nosso mascote?
- Lá na Intranet - seria a resposta.

Mas não está tudo na Intranet? Então, tecnicamente não.

Se for no Office 365, o relatório financeiro pode ser encontrado acessando a Intranet, mas ele está depositado, na verdade, no OneDrive (armazenamento de arquivos), o vídeo que você vê na Intranet, está depositado na Office Stream (compartilhamento de vídeos) e a discussão sobre o mascote está no Yammer (rede social corporativa).

Assim, a intranet continuará a ter tudo, mas ao mesmo tempo não terá quase nada. Ela deixa de ser apenas um canal de informação e passa a ser um canal de colaboração.

E o melhor de tudo: Ela deixa de ser uma enorme biblioteca e passa a ser um enorme ponto de encontro. Tudo o que sempre buscamos, não é mesmo?
 ​

Luiz Vianna - CEO da Mult-Connect​


Feito com muito pela Mult-Connect

Onde Estamos

Rua Teodoro Sampaio, 1765 - 8º andar

Pinheiros - São Paulo - SP - Cep: 05405-150

®2017 Mult-connect
Todos os Direitos Reservados