Logon
O que você está procurando?

TI e áreas de negócio

Uma relação que pode dar muito resultado

​​​"Não tem coisa pior do que gente que não entende dando palpite". Esse foi um tema que rolou com o rapaz que foi instalar a TV a cabo lá em casa outro dia. E é de se pensar!

Na era da transformação digital tenho visto as áreas de TI sofrendo de um mal parecido, no momento em que as áreas de negócio querem dar a "pegada" da tecnologia. Mas, por incrível que pareça, isso não é ruim, se bem conduzido.

Passamos muitos anos sendo tratados como "mal necessário" e de fato, ninguém dava muita importância para as iniciativas de tecnologia. Agora que as essas iniciativas ganharam enorme visibilidade, continuamos infelizes. Mas porquê?

Muitas vezes, porque agora que a coisa está "virando" para o nosso lado, não somos nós que estamos conduzindo isso. Que coisa, não? Mas trata-se de uma porta com duas fechaduras. A área de negócios tem uma chave, e a área de TI tem a outra. O problema é que um sem o outro vai acabar tendo que forçar a entrada, e aqui começam os problemas.

Por outro lado, temos ouvido que a área de TI "não está lá sentada esperando aparecer uma necessidade da área de negócio". Mas então como dar vazão a tantas demandas e ainda manter a governança, a estratégia de TI e a dignidade?

A solução que temos adotado é de incluir uma força externa, que entre no jogo para apoiar, mas que entenda o linguajar e as demandas e preocupações das duas áreas, TI e negócios. Como funciona?

A área de TI define a estratégia corporativa, os limites de segurança e plataforma que devem ser seguidos. Enquanto isso estamos recebendo as demandas do pessoal das áreas de negócio, e sugerindo soluções que atendam ao que foi determinado por TI.

Digamos que TI, como temos casos, determinou que deva ser utilizado a plataforma em nuvem da Microsoft, com certos níveis de segurança. Quando uma área de negócio precisa de uma solução, conduzimos a área a utilizar soluções que atendam a estes requisitos e, sempre que necessário, documentamos isso junto à TI.

Assim, as áreas de negócio se sentem atendidas, as áreas de TI respeitadas e todos seguem uma linha definida pela estratégia corporativa. No final, todos se salvam, tanto a TI, o negócio e a dignidade.

Quer tentar? Fale com a gente!​




Luiz Vianna​ é CEO na Mult-Connect​






Feito com muito pela Mult-Connect

Onde Estamos

Rua Teodoro Sampaio, 1765 - 8º andar

Pinheiros - São Paulo - SP - Cep: 05405-150

®2017 Mult-connect
Todos os Direitos Reservados