​​Muitas empresas estão buscando os custos reduzidos e a agilidade colocando seus dados na nuvem. No entanto, ainda há muitas opiniões contraditórias sobre qual é a maneira mais segura de armazenar dados da empresa - armazenamento no local ou armazenamento em nuvem? 


#MITO 1: Movendo seus dados para a nuvem, você terá controle zero sobre sua tecnologia

O fato é que, ao mover seus dados para a nuvem, você pode reduzir significativamente as dores e os recursos gastos para atualizar continuamente o software e manter o hardware. Seu pessoal de TI poderá se concentrar no negócio principal, melhorando as operações em vez de se concentrar em serviços braçais de hardware. Em vez de uma empresa gastar um pedaço maior de seu orçamento em servidores caros para carga de trabalho e armazenamento de e-mail, mover-se para a nuvem ajudará seu departamento de TI a ter foco na estratégia de negócios e apoiar o core business de uma forma mais flexível e dinâmica permitindo respostas rápidas em outas diversas situações.


#MITO 2: O armazenamento de dados no local é muito mais seguro do que o armazenamento em nuvem

Segurança é o principal para qualquer negócio, afinal, uma violação não só pode resultar na venda de seus segredos comerciais para seus concorrentes, mas também potencialmente derrubar todo o seu site e fazer com que você perca um monte de receitas e confiança do cliente. É, portanto, um compreensível que a segurança do seu negócio seja uma das maiores preocupações.

Com a tecnologia evoluindo a cada dia que passa, a segurança se transformou em um trabalho em tempo integral que exige uma equipe cheia de profissionais de segurança que muitas vezes demandam de salários enormes nas quais muitas empresas não podem pagar. Por outro lado, ao trabalhar com uma empresa séria baseada na nuvem, você ganha acesso à melhor segurança que qualquer dinheiro pode comprar para o seu negócio.

O armazenamento em nuvem oferece segurança contra ataques digitais e físicos. Além disso, a maioria dos provedores de tecnologia de hoje se mudou para a nuvem, o que significa que vamos ver mais e mais inovações acontecendo na nuvem.

Uma coisa a ser considerada é que a maioria das pessoas que são contra a nuvem não consideram que as pessoas são a maior fraqueza de segurança de todos. Cada violação de segurança é instigada por uma pessoa, e a coisa boa sobre a nuvem é que ela usa os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos para eliminar a necessidade de as pessoas lidarem com a segurança.

 

#MITO 3: Você não será capaz de monitorar a soberania dos seus dados, uma vez que você mover para a nuvem

Legalmente falando, a localização física de sua empresa pode comandar onde seus dados de negócios serão realizados. Por exemplo, todas as empresas públicas na Europa são obrigadas por lei a armazenar os seus dados corporativos na União Europeia. Isso não é algo que você precisa se preocupar com a nuvem. A maioria dos provedores de nuvem oferece hoje uma vasta gama de locais de dados, o que significa que você sempre pode acessar um não importa onde sua empresa está localizada.

 

#MITO 4: Mover dados para a nuvem significa que você vai terá que mover tudo, o que deve ser muito trabalhoso

Quando você começar a considerar a movimentação de grandes quantidades de dados da sua empresa para a nuvem, é claro que será um trabalho que demandará tempo e cautela.

No entanto, a migração dos dados pode ser feita de forma mais lenta para garantir que você entenda como a nuvem realmente funciona. Além disso, você e seus funcionários sentirão como se estivessem no controle, especialmente se você estiver acostumado a armazenamento baseado em rede, pois não precisará depender da equipe de helpdesk de TI que costuma demorar para atender aos chamados.

 

Agora que desvendamos os mitos, é hora de considerar seriamente a mudança para a nuvem. Embora o armazenamento local ainda seja um fenômeno comum na maioria das empresas, é impossível ignorar o fato de que é trabalhoso, caro e usa muita energia – sendo que ainda há uma chance de que um insider violar sua segurança . E o armazenamento em nuvem responde a muitos outros benefícios além da segurança. Bom, sem dúvidas, esse é momento de você acompanhar a tendência e passar para a nuvem.


Livia Lie​ - Marketing e Comunicação da Mult-Connect​