A cada dia que passa, vemos Organizações na busca de melhorar seus processos de comunicação e engajamento dos times internos.

Sem dúvida nenhuma este é se não o mais, um dos mais relevantes temas no cenário corporativo.

Muitas coisas mudaram, e a rapidez na comunicação é primordial aos negócios atuais, independente da indústria da qual a Organização faz parte.

Desde o ano passado temos feito vários eventos e conversado com muitas Organizações que buscam meios de melhorar a comunicação interna engajando colaboradores, principalmente em cenários complexos tais como: equipes distribuídas por região, número alto de colaboradores, gestão de grandes volumes de informações, necessidades de feedback aos time e aos clientes, etc.

Uma das soluções que vem sendo cada dia mais considerada pelas Organizações é a utilização das redes sociais corporativas.

 O Yammer da Microsoft vem para solucionar e melhorar diversos gaps na comunicação corporativa.

  • Compartilhamento de arquivos entre times e projetos
  • Facilitar e agilizar a comunicação para redes de parceiros e fornecedores
  • Elaboração de pesquisas e enquetes para time de RH (treinamento)
  • Acesso mobile (interface para smartphones)  
  • Compartilhamento de informações corporativas em geral

Estes são apenas alguns itens que estão na plataforma e que atendem uma gama enorme de demandas na comunicação corporativa.

Além das funcionalidades, as empresas também se preocupam com 2 itens importantes, ao considerarem a adoção de uma rede social corporativa:

Segurança – é seguro? e as informações que irão transitar por esta  rede? Onde ficam?

Para isto, a solução do Yammer utiliza toda a infraestrutura em nuvem da Microsoft o que dá tranquilidade em termos dos mais altos níveis de segurança e os dados transitados (postagens) são de domínio do cliente.

Além disto, todo o conteúdo das postagens, troca de informações e envio e recebimento de documentos, ficam como base de conhecimento da Organização.

Sabemos que na área médica, trafega-se grandes volumes de informações e um número considerável delas são muito sensíveis e também confidencias.

Através da mídia, noticiou-se recentemente um vazamento de informações de um aplicativo de mensagens que culminou na demissão de um colaborador.

Dentro deste cenário: onde se tem necessidade de comunicação rápida e descentralizada, onde muitas vezes são tratados casos de vida/saúde humana, ter um aplicativo que promova esta rapidez, mas que também ofereça níveis de segurança e que todo o conteúdo permaneça dentro da Instituição, mostra-se primordial.

Mediação – como faço para ter controle das postagens? Qualquer pessoa pode posta o que quiser?

O conceito da rede social é exatamente este: ser social, porém entendemos que a as Organizações possuem normas de conduta e políticas corporativas que devem ser preservadas.

Para isto criamos nosso app YPost​ que protege as políticas corporativas, incentiva a colaboração e engajamento, automatiza controles e mediações e por fim monitora a rede 24 horas por dia, dando inclusive índices de clima organizacional.

Nosso trabalho é ajudar as empresas nos processos de Social Transformation com consultoria especialista em implantação da rede social corporativa, acompanhamento e apoio em processos de gestão de mudanças e implantação do YPost para acompanhamento e medições dos times e visibilidade em tempo real do clima organizacional.

Quer saber mais?

Fale com a Mult-Connect!​​

Valeria Rotilio​ é Gerente de Negócios na Mult-Connect​​