​​​Não há dúvida de que a forma de nos comunicar uns com os outros muda, ou melhor, se aprimora a cada dia. Novas ferramentas, hoje mais conhecidas como aplicativos, surgem a todo momento e são adotadas com tanta rapidez que quem não as utiliza é visto como antiquado, ou pior, fica por fora do que estão falando por lá. Claro que nem todas as ferramentas ficam para sempre, algumas duram apenas semanas; o que muda na maioria das vezes é a capa, cores e botões, mas o formato continua sendo o mesmo. E quando um novo formato se mostra inovador ele acaba sendo adotado pela maioria, que se engaja pela utilização e o feedback positivo que ele traz.  Foi assim com os e-mails, chats, redes sociais, e hoje cada vez mais com os aplicativos de mensagens instantâneas.  

Agora você deve estar se perguntando, se hoje o que está pegando são os messengers, porque estamos querendo falar sobre redes sociais? A resposta é simples: precisamos olhar os cenários atuais e entender que as corporações possuem colaboradores de diferentes gerações. De uma forma geral, encontramos presentes as seguintes: 

 

GeraçãoXYZ
Idade32-5120-3114-19
Leem Jornal32%34%14%
Checam e-mail no celular9%21%26%
Perfil comum nas empresasGestoresAnalistasEstagiários
VelocidadeMuito tempo, tudo é demorado e burocráticoProfundidade, tudo é visto em detalhesImediatismo, tudo é muito rápido
ComunicaçãoPessoal, "converse comigo pessoalmente"Meio termo, pessoal ou eletrônicoEletrônico, tudo por e-mail, sms e outros
Linha do tempo Tecnologia x ComunicaçãoComputador pessoal > Internet E-mailInternet > E-mail > Redes SociaisE-mail > Redes Sociais > Messengers

 

Apresentadas as gerações, o que devemos observar?  

O uso de redes sociais entre elas (principalmente as duas últimas) são uma realidade já consolidada tanto no formato quanto no propósito. Compartilhar, curtir, comentar são palavras do cotidiano e possuem um valor maior do que o próprio significado literal de cada uma.  

Poderia ficar aqui listando mais e mais motivos do porque a rede social já é um formato consolidado na comunicação entre as pessoas, mas vamos falar dos benefícios ao adotar este formato. 

 

Benefícios  

Integração 

  • Menos e-mail, mais rede 
  • Ler uma discussão é muito mais prático e fácil do que ler um histórico de e-mails 
  • Mesma interface para todos os interlocutores 

     

Aproxime pessoas e valores 

  • Mais velocidade nas respostas 
  • Novos colaboradores se integram de uma forma mais rápida sobre os valores da empresa
  • Voz para todos, independentemente de hierarquias

     

Economia de Custos 

  • Menos reuniões presenciais 
  • Menos deslocamento 
  • Menos e-mails (redução de até 50%) 

     

Mais colaboração 

  • Inovação colaborativa 
  • Sugestão de leituras importantes 
  • Formação de repertório 

     

Alta disponibilidade 

  • Acesso a arquivos e informações de qualquer lugar 
  • App mobile 

     

Se a sua empresa já possui Office 365, no pacote você encontrará o Yammer, a rede social corporativa da Microsoft.

Com ela você já pode usufruir dos benefícios listados acima e manter sua empresa alinhada às ultimas tecnologias de comunicação.  

Caso não tenha, entre em contato conosco e nossos especialistas lhe darão todo o suporte para implementar e descomplicar a comunicação na sua empresa. 

Fique ligado em nossas postagens que em breve publicaremos dicas de como utilizar a rede social corporativa para impulsionar a inovação.  

 

Até a próxima ;)

 

Richard Casarin é Cool Hunter na Mul​t-Connect